Site em construção


domingo, 20 de novembro de 2011

Ovos a Pochê Picantes

Ovos a Pochê Picantes

Apimentando os seus dias

Hoje minha inspiração veio de um prato israelense o “Shakshuka” que são ovos cozidos em molho de tomate com queijo, é muito gostoso, para nós os pratos israelenses não muito comuns.

Os ovos a pochê, são ovos cozido sem casca, em molho quentes ou água.

Há várias receitas desse prato, algumas mais condimentadas e outras mais picantes, é um prato popular, fiz minha versão, escolhi a mais picante, usando ingredientes que caibam dentro do bolso e das opções que podemos encontrar por aqui, usei pimenta dedo de moça e uma misturinha de queijo, mas ele pode ser feito com a pimenta japonesa o “togarashi”, o jalapeño ou qualquer outra que você encontrar, desde que seja fresco, o queijo pode ser o tipo minas, ricota fresca ou outro da sua escolha.

Para quem não gosta de pimenta, é só não coloca-la, ficará igualmente gostoso,... mas vai uma sugestão “aprenda comer pimenta” além de ajudar a diminuir a fadiga ela ajuda na circulação sanguínea, no emagrecimento e no sistema nervoso. Pimenta faz bem para a saúde! Esquenta a vida!

Ingredientes

6 ovos

1 lata de tomate pelado em pedaços

2 pimentões verdes

2 pimentões vermelhos

2 cebolas médias

4 dentes de alho

2 a 3 pimentas dedo de moça fresca

2 colheres de sopa cheias de cream cheese

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

3 colheres de azeite

150ml de água

sal

pimenta

cominho em grãos ou em pó

Páprica em pó

Corte as cebolas em cubos e o alho em fatias bem finas, reserve.

Lave e retire dos pimentões e das pimentas dedo de moça as sementes, corte em cubos os pimentões e em fatias bem finas a pimenta e reserve.

Numa panela coloque o azeite e frite a cebola com o alho, assim que dourar acrescente os pimentões, refogue por 1 minuto e acrescente o tomate pelado, refogue por mais 1 minuto, acrescente a água, tempere com sal, pimenta, cominho e páprica a gosto. Abaixe o fogo e deixe refogar, se necessário for acrescente mais um pouco de água.

Prepare o queijo, em um prato coloque cream cheese que deve estar à temperatura ambiente, amasse o com um garfo, acrescente o queijo parmesão e misture até que estejam bem incorporados, reserve.

Quando o molho estiver encorpado mas não seco, coloque os ovos, abaixe o fogo ao mínimo e tampe a panela.

O ponto de cozimento dos ovos vai depender do gosto de cada um, então é necessário que haja um acompanhamento.

Neste momento verifique se não está grudando no fundo da panela, fazer ovos a poche parece fácil, mas os ovos grudam com muita facilidade no fundo das panelas e chegando

a queimar, panela com fundo mais grosso é a mais indicada para fazer esse prato.

Finalizando, assim que os ovos estiverem cozidos ao seu gosto, distribua pequenos pedaços do queijo preparado e salpique salsinha.

Pode ser servido com pão, nam, pita, arroz branco, purê de batata e até com uma polenta mole, também pode ser encrementado com outros sabores, substituindo ingredientes ou adicionando como mussarela, azeitona, vai da criatividade de cada um.

Agora é desfrutar e ser feliz! Bom apetite!

Esta receita foi publicada na coluna A Cozinha de Mizinha do site ipcdigital

Ovos à pochê picantes / A cozinha de Mizinha / Diversão & Cultura / Home - ipcdigital.com

0 comentários: