Site em construção


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Carne de Panela com Mioga e Batata Doce Apimentada

Carne com Mioga e Batata Doce Picante

O sabor de um prato começa no seu aroma, engana-se quem pensa que o jardim não entra na panela, flores enfeitam e dão sabores aos mais diversos pratos pelo mundo.

Hoje usei o “mioga” uma flor de cor púrpura mais para o avermelhado, nativa do Japão também é chamada de flor de gengibre, tem sabor doce levemente para gengibre, porem menos picante e com perfume suave, é empregada em vários pratos da culinária japonesa e dá um toque todo especial ao misoshiro e encontra-se facilmente nos supermercados. Misturei o sabor do mioga ao tropical abacaxi na nossa tradicional carne de panela e para dar um doce picante, batata doce com pimenta dedo de moça!

Ingredientes

1.500g de Acém

½ abacaxi fresco

3 colheres de sopa de farinha de trigo

1 cebola média

4 dentes de alho

100ml de água fria

100ml de água fervente

4 a 5 miogas (Flores de gengibre)

1 batata doce grande (600gr aproximadamente)

2 colheres de açúcar

2 colheres de manteiga

1 pimenta dedo de moça

2 colheres de óleo

Sal

Pimenta do reino

2 colheres de salsinha picadinha

Limpe a peça de acém retirando o excesso de gordura, sebo e nervos e corte em cubos grandes, reserve.

Descasque o abacaxi e corte em cubos pequenos, coloque em um liquidificador, adicione a água fria e bata até formar um purê espesso e coe sobre a carne e envolva bem todos os pedaços, espremendo bem o purê para retirar o máximo de caldo, deixe descansar por 30 minutos.

Corte a cebola em cubos pequenos e o alho bem picadinho, frite no óleo até que comecem a ficar amarelinha, adicione a carne salpicada com a farinha e refogue, tempere com sal e pimenta a gosto, adicione a água fervente, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que a carne esteja bem macia e o molho bem espesso.

Lave e corte os miogas bem picadinhos, adicione a carne e deixe cozinhar por mais 3 minutos, adicione a salsinha e retire do fogo.

Retire as sementes da pimenta dedo de moça e corte em fatias finas, reserve.

Cozinhe a batata doce na água com um pouco de sal até que ela fique macia, e corte em cubos ou em fatias de 4 à 5mm e reserve.

Em uma frigideira derreta a manteiga com o açúcar, em fogo médio para baixo, assim que começar a dourar, adicione a pimenta dedo de moça e as batatas doces, doure todos os lados da batata até que fiquem crocantes, retire da frigideira e deixe escorrer em papel absorvente ou em grade, ela devem ficar bem sequinhas e crocantes.

Sirva a carne com o molho e as batatas picantes, pode acompanhar arroz e salada ou somente salada.

Agora é desfrutar e ser feliz! Bom Apetite!

Essa receita foi publicada no site do ipcdigital na coluna A Cozinha de Mizinha
Carne com Mioga e Batata Picante é a receita da semana da Chef Mizinha / A cozinha de Mizinha / Diversão & Cultura / Home - ipcdigital.com

0 comentários: