Uma recepção de casamento segue uma típica sequência e um formato que inclui várias etapas. Fica aqui uma ideia dos passos de uma recepção de um casamento, bem como uma breve descrição de cada passo.
1. Os convidados chegam ao local da recepção
2. Entrada no local dos convidados de honra
3. Anuncia-se a noiva e o noivo
4. Discurso dos pais da noiva
5. Inicia-se a refeição
6. Discursam os padrinhos, pais do noivo, noivo, noiva
7. Corta-se o bolo de casamento
8. Brinda-se ao novo casal
9. Abre-se o baile com a primeira dança dos noivos
10. Dançam o pai da noiva e noiva
11. Dança o noivo com a sua mãe
12. Atira-se o bouquet de noiva
13. Dança-se até que os pés não aguentem mais
1. Os convidados chegam ao local da recepção
Alguns convidados chegam ao local da recepção um pouco mais cedo que outros, por isso tenham alguém para os receber no local. Preparem também alguns cocktails e aperitivos para que os convidados se sintam bem recebidos. Para evitar problemas, façam um programa de casamento onde coloquem todos os eventos com os respectivos horários, distribuindo-os aos vossos convidados logo antes do início da cerimónia do casamento, ou mesmo antes do dia do casamento. Tendo em vista os convidados que poderão chegar mais cedo, falem com o responsável pelo local da recepção para que ele se certifique que as mesas, os cartões de escolta, os cocktails e todas as decorações estão prontas algum tempo antes da chegada dos primeiros convidados.
2. Entrada dos convidados de honra
Depois de todos os convidados terem entrado no local da recepção, entram os pais da noiva, pais do noivo, padrinhos, menina das flores e menino das alianças, noiva e noivo. Todos estes devem ser anunciados pelo mestre de cerimónia um a um conforme vão entrando na recepção.
3. Anuncia-se a noiva e o noivo
Esta é o último dos anúncios. Todos já devem ter entrado antes dos noivos, sendo estes os últimos a serem anunciados. Podem optar por colocar uma música especial nesta altura para que a entrada no local seja mais especial ainda.
4. Discurso dos pais da noiva
Depois de estarem todos sentados à mesa é altura dos pais da noiva fazerem o seu discurso agradecendo a todos pela sua presença, dando as boas-vindas à noiva e à família dela à sua família, e fazendo um brinde aos noivos.
5. Inicia-se a refeição
Está na altura de iniciar a refeição, onde os noivos devem aproveitar para descansarem. Os noivos devem sempre ser os primeiros a ser servidos e a iniciarem a refeição.
6. Discursam os pais do noivo, noivo, noiva
Durante a refeição, entre pratos e até ao momento anterior ao cortar do bolo de casamento, devem discursar: pais do noivo, os padrinhos, noivo e logo antes de cortar o bolo, a noiva.
7. Corta-se o bolo de casamento
Ao som de uma música especialmente escolhida para o momento, a mão direita do noivo sobrepõe-se sobre a mão direita da noiva cortando assim a primeira fatia de bolo juntos. De seguida a noiva leva uma pouco de bolo à boca do noivo, ficando a restante fatia para a noiva. O resto do bolo é levado pelo staff para ser cortado e servido aos restantes convidados acompanhado de café, ou champanhe. O corte do bolo não deve ser feito em frente aos convidados. O bolo de casamento também pode ser servido como lembrança de casamento, especialmente se for em miniaturas sendo colocado em pequenas caixas de cartão e dado aos convidados para estes levarem para casa.
8. Brinda-se ao novo casal
Este brinde é um brinde especial, pois os noivos brindam juntos, entrelaçando os braços e bebendo champanhe.
9. Abre-se o baile com a primeira dança dos noivos
Este momento é um dos mais especiais depois do casal ter dado o nó. A música deve ser especial dependendo isso das preferências de cada casal. Os convidados devem presenciar o momento levantando-se e fazendo um círculo à volta do casal que dança.
10. Dançam o pai da noiva e noiva
Logo depois da primeira dança, a noiva deve dançar com o seu pai, caso não tenha pai, pode substituir a pessoa que o representa, como um tio ou o irmão.
11. Dança o noivo com a sua mãe
A dança entre o noivo e a sua mãe pode acontecer ao mesmo tempo que a dança da noiva com o seu pai. Se não tem mãe pode ser uma irmã.
12. Atira-se o bouquet de noiva
Nesta altura a noiva atira para trás das suas costas o seu bouquet, ou um substituto a todas as outras convidadas solteiras. Diz-se que a pessoa que apanhar o ramo será a próxima pessoa a casar.
13. Dança-se até que os pés não aguentem mais
Nesta altura a diversão está no seu auge, aproveitando todos para darem um pezinho de dança. Um bom DJ ou uma boa banda tem obrigação de tirar os convidados das suas cadeiras para se dirigirem à pista de dança!
Matéria do site O nosso Casamento
Dicas e Sugestões by Chef Mizinha e Chef Roberto Festa Araújo